Pages

terça-feira, 17 de agosto de 2010

beleza natural


O Parque Estadual do Rio Vermelho (PAERVE)

Junto a Praia do Moçambique localiza-se o Parque Florestal do Rio Vermelho (PAERVE). O Parque possui 1.532 hectares e por ser tão extenso e ter um ecossistema arenoso e plano foi utilizado pelo Doutor Henrique Berenhausen, como experimento do cultivo do Pinus Elliot, com o objetivo de experimentação e identificação das espécies mais aptas a crescer e proteger a orla marítima do Estado, visando principalmente a fixação de dunas, mas também disponibilizar uma área verde para a população. Durante 12 anos foram plantadas essas diversas espécies de Pinus e Eucalyptus .

A região do PAERVE abriga em seu subsolo o aqüífero Ingleses-Rio Vermelho, responsável pelo abastecimento de água do norte da Ilha de Santa Catarina. Por esta razão, a conservação do parque contribui para que a recarga de água do aqüífero ocorra sem qualquer impedimento e esteja livre de contaminantes.


Em pesquisa recente realizada no parque foram registradas 169 espécies vegetais nativas, e foi registrada a ocorrência de 106 espécies de aves silvestres e 15 espécies de répteis, sendo um deles o Liolaemus occipitalis, mais conhecido como lagartinho da praia, uma espécie rara, ameaçada de extinção que vive somente nas dunas do litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. 

Existem atualmente 25 espécies de mamíferos em Florianópolis e existe a possibilidade de que praticamente todas elas sejam encontradas no PAERVE devido à grande variedade de ambientes. Em pesquisa recente no parque, realizada por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina, foram vistas pegadas de gambá (Didelphis aurita) e de cachorro-do-mato (Cerdocyon thous). O macaco-prego  é encontrado no parque. 

Além da importância ambiental o parque possui relevância cultural e histórica. Um dos sambaquis mais antigos da Ilha de Santa Catarina, datado de 5.020 anos antes do presente, está localizado dentro do parque. 

Esta unidade de conservação além de proteger importantes ambientes naturais, possui em seu interior áreas onde são historicamente desenvolvidas atividades de uso público, entre elas uma área de camping com estrutura criada para atender hóspedes e visitantes durante o verão. Como é o caso da foto abaixo, onde os professores levaram seus alunos para conhecerem o parque.

Você morador de Florianópolis, venha prestigiar todo esse show de natureza. Fica a dica, vale a pena conferir!

0 comentários:

Postar um comentário